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“VERDADES”: Um estudo sobre a representação dos cabelos crespos a partir de uma campanha publicitária de produtos para coloração (2022)

Bruna AUCAR; Jadna RODRIGUES; Marina FRID;

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O objetivo deste artigo é refletir sobre uma nova representação do cabelo crespo a partir da campanha denominada “Verdades”,da empresa Garnier, que apresentaum produto pioneiro para coloração de cabelos crespos, sob a perspectiva de gênero e raça. A partir de referencial teóricobaseado em estudos do consumoe da análiseexploratóriadesta campanha publicitária é possível perceber umolhar atento da indústria para cabelos crespos paraum novo nicho descoberto pelo capitalismo em busca deconquistar novos mercados e atrair novos públicos-alvo. Se o viés utilitarista é destacado por um lado, também é possível ponderar outros significados simbólicos despertados a partir dessa narrativa midiática. Embalada por um conceito inovador, o anúncioindicauma nova representação dos cabelos das mulheres negras à medida em que,ao estimular o consumo,também chama a atenção da sociedade e dánotoriedade a este público e suas necessidades, ajudando a mitigarpreconceitos estruturais à condição de gênero e ser uma voz libertadora dos grilhões do racismo.