SOBRE

LabMiD

Laboratório de Mídias Digitais: usos sociais das tecnologias de informação e comunicação
 
O Laboratório de Mídias Digitais desenvolve pesquisa aplicada em Comunicação a partir dos usos sociais das tecnologias de informação e comunicação disponíveis na sociedade. O objetivo central consiste em descrever e analisar aspectos da dinâmica comunicacional estabelecida a partir das interações sociais ocorrentes em ambientes digitais, discutindo formas particulares com as quais arranjos interacionais se organizam, bem como as relações de pertença e reconhecimento entre as participantes, à luz de metodologias e técnicas de pesquisa variadas. Procuramos caracterizar estes ambientes de mídia como locus privilegiado do encontro entre comunicação, práticas sociais e tecnologia computacional.
 
Antecedentes:
 
A problemática que norteia nossos estudos parte da compreensão das redes e mídias sociais, fenômeno midiático expressivo surgido nas últimas décadas, como ambientes específicos possibilitados pelo suporte técnico e seus usos, que originam práticas sociais peculiares. Acreditamos que essas interações sociais tecnologicamente mediadas podem ser pensadas como um interessante ponto de partida para investigar a relação entre tecnologias da informação, comunicação e cultura na contemporaneidade.
 
Objetivos:
 
O objetivo principal do LabMiD é ser um núcleo de ensino, pesquisa e extensão sobre mídias digitais, um pólo permanente de discusso, produção e divulgação científica, integrando estudantes e docentes de Graduação, Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.
 
Os fenômenos que o LabMiD se propõe a investigar se referem a atualizações contemporâneas específicas, usos sociais das tecnologias computacionais por pessoas e grupos sociais em interação. As atividades on-line estão inseridas em condições práticas de uso, utilizando-se de recursos de vários contextos interacionais em combinações específicas de acordo com a demanda do caso de uso em questão. Tais atividades não parecem substituir atividades tradicionais, mas funcionar como seus complementos ou transformações. Nesse sentido, os materiais em exame apontam para a necessidade de observação do modo peculiar de expressão comunicativa nestes ambientes, buscando compreender a especificidade dessa cultura comunicacional.
 
A forte dimensão multidisciplinar e interacional dos fenômenos observados aponta para a necessidade de uma abordagem metodológica diversa, visando captar com maior precisão e abrangência a complexa relação entre tecnologia, comunicação e sociedade. 
 
Ensino:
 
O LabMiD oferece campo de estágio para estudantes de graduação dos Cursos de Cinema, Publicidade e Jornalismo, Engenharia, Informática e Design sob a forma de contrato como Bolsista de Iniciação Científica (IC-CNPq).
 
Pesquisa:
 
Os/as estudantes e pesquisadores/as associados/as ao LabMiD trabalham na elaboração de artigos, livros e capítulos e outros produtos acadêmicos resultantes de pesquisa, bem como participação da formação de redes acadêmicas com outros/as pesquisadores/as e instituições. Além disso, colaboram na produção e organização de eventos para divulgação científica.
 
Extensão:
 
A equipe do LabMiD produz coletivamente dois eventos acadêmicos de extensão universitária por semestre, o MiDForum. Cada edição do MiDForum traz um/a convidado/a para uma palestra gratuita e aberta à comunidade acadêmica. As palestras são gravadas em vídeo, editadas e disponibilizadas livremente na seção de vídeos e no Canal Youtube do LabMiD. 

EQUIPE

Coordenadora: 
 
Pesquisadoras/es sênior: 
Adriano Duarte Rodrigues (Univ. Nova de Lisboa, Portugal) 
Edgar Lyra (Filosofia – PUC-Rio) 
Giselle Ferreira (Educação – PUC-Rio) 
Liliana Cabral Bastos (Letras – PUC-Rio) 
Luiza Novaes (Design – PUC-Rio) 
Rosália Duarte (Educação – PUC-Rio) 
 
Pesquisadoras/es associadas/os: 

Estudantes de pós-graduação: 
 
Bolsistas PIBIC/PIBITI: