PUBLICAÇÕES

Como os acontecimentos se transformam em posts (2021)

Claudia MONTENEGRO;

LINK

Retomamos a clássica pergunta elaborada por pesquisadores do campo jornalístico, “quais acontecimentos são considerados suficientemente interessantes, significativos, relevantes, para serem transformados em notícias?”, para investigar os critérios de noticiabilidade nas redes sociais. Para isso, pesquisamos os valoresnotícias encontrados nos posts do Facebook e Instagram de O Globo em 2019. Como base de classificação das postagens, utilizamos o modelo desenvolvido por Gislene Silva, que contempla atributos listados pelos principais investigadores da área. Realizamos, ainda, entrevistas em profundidade com a equipe de Mídias Sociais do jornal sobre os critérios de escolhas das matérias que irão postar e, por meio de uma ferramenta de monitoramento, levantamos os posts que mais despertaram o interesse dos internautas que interagiram com O Globo.